domingo, 28 de junho de 2015

UTILIDADE PÚBLICA: "Inscrições do Fies serão abertas em 3 de julho"

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, informou, nesta sexta-feira (26), que as inscrições para a segunda edição do Financiamento Estudantil (Fies), em 2015, serão abertas no dia 3 de julho. Serão oferecidas 61,5 mil novas vagas aos estudantes.
A primeira etapa do Fies em 2015 ofereceu 252 mil vagas aos estudantes. Com isso, somente neste ano foram ofertadas 314 mil vagas.
De acordo com Janine, a segunda etapa priorizará cursos com mais qualidade, com notas 5 e 4, principalmente nas áreas de engenharia, pedagogia e saúde. Além disso, também terão preferência as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com exceção de Brasília.
O ministro também anunciou, ao informar o início das inscrições, que haverá desconto de 5% nas mensalidades mais baratas.
“Conseguimos, pela primeira vez, um desconto no preço dos cursos”, explicou o ministro.

MUNDO: "Na Alemanha professores concursados não podem entrar em greve"

Para os alemães, é impensável professores concursados entrarem em greve.
Eles franzem a testa quando você conta que em seu país é normal os professores ficarem três meses parados em protesto principalmente nos anos eleitorais.
“Por que motivo fazem greve se são funcionários públicos?”, me perguntou uma professora alemã com cara de estranhamento.
Respondi ainda mais surpreso: “justamente porque são funcionários públicos que fazem greve. É assim que negociam salários”.
A proibição de greve na Alemanha vem desde o século 19.
Durante as greves operárias da época, estabeleceu-se entre os reinos alemães que professores não teriam direito a esse protesto, para garantir a educação das crianças e permitir que os pais tivessem onde deixá-las ao irem para o trabalho.
Fonte: Veja

FÁTIMA BEZERRA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

A senadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira (26), o título de cidadã do município de São Miguel do Gostoso. A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal, que atendeu iniciativa dos vereadores José Jubenick (PT), José de Agostinho (PSD) e Nenê de Lala (PMDB). "Estou muito feliz de ter a partir de hoje a vocês, povo desta terra tão querida, como meus conterrâneos", agradeceu Fátima.
 
A atuação da senadora nas duas décadas de vida pública, muitas delas em favor da região do Mato Grande, motivaram a homenagem. Fátima ressaltou o potencial econômico da região e a perspectiva de crescimento e melhoria da qualidade de vida da população. Ela citou a expectativa de investimentos por parte do Governo Federal para os municípios do entorno, sobretudo na área de educação.
 
"Vamos lutar por mais escolas técnicas, uma delas já encaminhada e que está pertinho de vocês, que é a de Touros. Também faremos todo o esforço para viabilizar uma creche modelo para São Miguel do Gostoso", destacou ela. A senadora foi homenageada na ocasião por amigos e correligionários, que enfatizaram como "inspiradora a história de vida da menina pobre, estudiosa, que cresceu na vida pelos próprios méritos".

POLÍTICA: "Eduardo Cunha defende rompimento do PMDB com o PT para 2018

A coalizão entre PT e PMDB “está no CTI” (Centro de Terapia Intensiva), afirmou nesta sexta-feira, 26, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Integrante da base aliada do governo, que comanda com mão de opositor, ele disse que o PT “se escondeu” na hora de votar a reforma política e voltou a defender que seu partido desembarque da coligação para apresentar candidatura própria ao Planalto em 2018.

CURRAIS NOVOS: "Prefeito sanciona Lei de Mobilidade Urbana"

O prefeito Vilton Cunha sancionou a Lei Nº 3.172, de 24 de junho de 2015, criando no âmbito da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Currais Novos, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte – CMTT.
O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte é órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e participativo em questões relacionadas às ações de mobilidade urbana executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, diretamente ou por intermédio do Gabinete do Prefeito.
Também sancionou a Lei Nº 3.171, de 24 de junho de 2015, instituindo no Município de Currais Novos, a Política Municipal de Mobilidade Urbana.
Entende-se por mobilidade urbana o conjunto de deslocamento de pessoas e bens, com base nos desejos e nas necessidades de acesso ao espaço urbano, mediante a utilização dos vários meios de transporte.