sábado, 25 de outubro de 2014

ÚLTIMO DEBATE DO RN. Por Túlio Lemos...

O último debate da campanha entre os candidatos, realizado pela TV Cabugi, era aguardado como última possibilidade de reversão do quadro ou de consolidação da superioridade numérica de Robinson diante de Henrique. Já disse antes aqui que qualquer candidato entrar e sair inteiro do debate, sem desmoralização ou grave deslize, já é uma vitória.

O debate foi curto, dividido apenas em dois blocos de confronto direto e um de considerações finais. Robinson atacou primeiro e ‘ganhou’ o primeiro bloco, deixando Henrique acuado e na defensiva. No segundo bloco, Henrique se recuperou e equilibrou o confronto. No terceiro, apenas pedido de voto dos dois.


Todo mundo sabe da superioridade retórica de Henrique Alves, aperfeiçoada ao longo de quase 50 anos. A autoconfiança talvez tenha provocado a baixa da guarda, o que permitiu que o adversário o atingisse sem chance de recuperação.


A rejeição a Henrique é seu maior problema. Porém, nem todo mundo que rejeita Henrique, vota em Robinson de forma automática. Com a polarização da disputa, o eleitor que rejeita o marido de Laurita, quer derrotá-lo mas precisava de pelo menos um motivo que justificasse o voto em Robinson. O debate forneceu esse motivo.

Nenhum comentário: